Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Quais os direitos trabalhistas dos médicos

há 8 anos

Para que seja dada uma resposta mais concreta, inicialmente devem ser analisadas as formas e condições de trabalho realizadas pelos médicos e não necessariamente sua forma de contratação, isto porque, o direito do trabalho possui princípios próprios e peculiares à sua esfera de competência, um destes princípios é o da primazia da realidade, onde deve prevalecer a verdade real sobre a realidade formal, ou seja, os fatos são muito mais importantes que os documentos.

lgumas clínicas e hospitais contratam os médicos como autônomos, cooperados ou pessoas jurídicas, com a intenção de não pagar os direitos trabalhistas, desta forma, obrigam os médicos a optarem por este tipo de contratação sob pena de não serem contratados. Como todos os profissionais precisam trabalhar para cumprir com seus compromissos, os médicos acabam cedendo a pressão exercida pelo empregador e escolhe uma das formas de contratação seja autônomo, cooperados ou pessoas jurídicas, para enfim iniciarem sua carreira.

Ocorre que, por desconhecimento, os médicos acabam acreditando que não possuem direitos trabalhistas, pelo fato, de optarem por um destes três tipos de contratações citadas, deixando de cobrar o que lhes é devido quando ocorre o termino de seu contrato ou dispensa.

Independente do tipo de contratação, autônomo, cooperado ou pessoa jurídica, o que vai ser levado em conta, serão as condições de fato que o médico trabalha, para que o profissional seja considerado empregado, devemos analisar 5 elementos, habitualidade, onerosidade, pessoalidade, pessoa física e por ultimo subordinação.

Em outras palavras, se o médico é pessoa física, que presta serviço pessoalmente, de forma não eventual, tem horários para serem cumpridos no hospital e recebe salário, deve ser considerado empregado, independente da denominação determinada em seu contrato de trabalho.

Diante do exposto, podemos afirmar para a comunidade médica, para os que atendem os requisitos citados da relação de trabalho possuem direitos trabalhistas e devem assim o requerer aos términos de seus contratos.

Referências

http://www.maa.jur.adv.br

  • direito do trabalho
  • direito médico
  • Sobre o autorescritório de advocacia
  • Publicações11
  • Seguidores66
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações91
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-os-direitos-trabalhistas-dos-medicos/343463298

Informações relacionadas

Kézia Fontes Moreira Khouri, Advogado
Artigoshá 3 meses

Direito dos Médicos Residentes à Moradia

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 3 meses

Advogado pode ou não gravar audiência? Veja o que diz a lei

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 3 meses

Desvendando o Mistério: o Que Fazer se o Autor Falecer no Curso do Processo Previdenciário?

Conheça 4 direitos trabalhistas do médico

Sofia Jacob , Advogado
Artigoshá 3 meses

Casamento no Exterior: Procedimentos e requisitos para Reconhecimento no Brasil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)